Thursday, January 6, 2011

Pense nisso.

Aprendi uma coisa faz tempo já, acho que eu tinha por volta de uns 13 anos. Lembro-me quando, para mim, consegui desvendar a expressão em que se dava o entendimento de algo.
Segundo a minha teoria (vivemos criando isso o tempo todo, né?)uma ação, alguma coisa que acontecesse no mundo, tinha uma visão extremamente pessoal, ou seja, quando vemos alguma coisa ou passamos por algum momento o entendimento do mesmo vem diante todo o nosso modo de viver, de ser educado, dos sentimentos que nos produz, dos nomes que damos à eles, o nosso humor.
Para exemplificar: Acontece algo que para você foi desagradável. Por que será que foi?
O seu modo de entender, de ver e de sentir tal fenômeno é o que torna a situação desagradável, não o fenômeno em si.
Toda a ação é somente uma ação sem interpretação. As qualidades delas são totalmente pessoais e subjetivas. Até o entendimento coletivo não é unânime.
Lembro-me que quando consegui ver isso fiquei muito feliz. Lembro que eu fiquei pensando que isso é que era crescer, virar adulto, ao meu ver ser adulto era conseguir ver uma atitude sobre vários focos, não só sobre o próprio.
Quando alguém fica extremamente nervoso com você e você não consegue compreender. É o modo dele de sentir que faz enfurecer, não é culpa sua.
Aliás, há um pouco de culpa sua também, pois em uma relação não há vítimas, só réus.
Então quando ver alguém falando de algo de algum momento da vida, faça o treino de tentar entender pelo outro o que o faz perceber tal momento daquela maneira.
Como diz uma amigo meu: "Pense nisso."

1 comment: