Tuesday, December 7, 2010

Pretérito do futuro.

As memórias lhe seguiam conforme ele andava para tentar esquecê-las. A fixação por uma pessoa, por um sentimento que tal pessoa proporcionou estava incomodando-o.
Acelerou as passadas, ligou o mp3, iniciou um copper, mas mesmo assim lá estava ela em sua mente, de frente e sorrindo, com os olhos pequenos e claros olhando-o fixamente.
"Melhor parar", pensou o jovem. Parou de correr, de andar e se dispôs a pensar em outra outra: Porque, para que, pensar nela, afinal?
Houve um tempo em que sorriram, brincaram de planos, se divertiram com o ciúme encenado. Houve um tempo em que a expectativa do futuro alegrava o menino, de fato o fazia feliz.
Os estados de humor ajudam na construção do momento, assim como as expectativas e o anseio pelo desconhecido. A distância, a realidade e o conhecimento vai tirando o brilho de qualquer relação, por mais platônica que seja.
Para fenômenos assim, em que no passado se pensava no futuro a língua portuguesa tem o pretérito do futuro.
Foi então que o jovem começou a correr de novo e pensando: "Eu ficaria feliz, eu me sentira completo, eu exaltaria o amor, mas não. O que tenho no presente instante, no exato momento é um simples fim."

1 comment: